BJNET ISP - SUPORTE


WI-FI DICAS E ESCLARECIMENTOS

Abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar:

Deixe sempre seu roteador Wi-Fi em um ponto central e livre de obstruções. Gavetas, armários, atrás de televisores e equipamentos eletrônicos, entre outros. Qualquer situação em que fique algo na frente do roteador o sinal do wifi vai ser prejudicado.
Utilizar sempre nossos servidores DNS: servidor 1 - 179.107.83.26 e servidor 2 - 179.107.83.34
Nunca pressionar o RESET no seu roteador, caso queira desligar e ligar novamente o aparelho, apenas retire a fonte da tomada e aguarde alguns segundos; ligue-o novamente a tomada. Pois ao pressionar o botão RESET do seu roteador ela ficará sem configurações e perderá o acesso a internet.
Todo roteador Wi-Fi possui uma porta de entrada chamada WAN e as portas de saída chamadas LAN, jamais plugue o cabo da internet nas portas de saída do seu roteado. Se possuir mais de 1 roteador, conecte o cabo na porta de saída do roteador principal e na porta de entrada do segundo roteador. Computadores, aparelhos de TV, vídeo games, entre outros devem ser ligados nas portas de saída. Note que a porta de entrada tem sempre uma cor diferente.
Recomendamos para um ótimo funcionamento em Smart TV's, vídeo games e aparelhos que necessitam de acesso a internet, a utilização de cabo de rede ligado diretamente no seu roteador. Pois a conexão WI-FI pode trazer instabilidade na comunicação dos aparelhos.
Os fabricantes recomendam deixar o roteador WI-FI a no mínimo 1 metro de distância de telefones sem fios, para não haver interferências. Existem situações em que o telefone sem fio trabalha no mesmo canal que o sinal do roteador wi-fi, causando lentidão ou quedas no sinal Wi-Fi.
Porque estou no quarto e meu sinal de Internet está fraco? Na verdade o sinal que mostra pra você fraco é o nível de intensidade de sinal que você recebe do roteador Wi-Fi, existem muitos fatores que influenciam nesta intensidade, como: distância do roteador, muitas obstruções (paredes, móveis, porta fechada, espelhos, eletrodomésticos, entre outros). Vale ressaltar que os roteados mais antigos, tem antenas de menor potência, deixando de abranger as necessidades do cliente.
Possuo 5Mbits de velocidade, se eu mudar para 10Mbits ou 15Mbits meu sinal de Wi-Fi vai mais longe? Não, pois independente de qual velocidade ou tipo de internet que você possui, o seu sinal de Wi-Fi vai ser sempre o mesmo, pois quem gera o nível de intensidade do seu Wi-Fi é seu roteador. A localização do mesmo e a intensidade do sinal variam de acordo a cada ambiente.
Estou na frente da minha casa e meu Wi-Fi não funciona ou é fraco, mais do meu vizinho pega cheio, porque? Neste caso o que pode ocorrer é uma localização diferente do roteador do seu vizinho, ou até pode mostra o sinal cheio do seu vizinho mais quando você conectar, ela pode ficar lenta ou dar erro de conexão. O roteador Wi-Fi foi desenvolvido para ser utilizado em ambientes pequenos e residenciais, que sofrem muita variação de local para local.
Tenho 5Mbits de velocidade de Internet, possuo 2 celulares e uma Smart TV, vai funcionar bem ? Qualquer plano que você escolher vai funcionar bem, o que vai diferenciar é o que cada dispositivo vai utilizar, por exemplo, ao assistir o Netflix na TV Smart, você acaba utilizando uma velocidade grande da conexão, e dependendo do seu plano, os demais aparelhos podem ficar com o acesso lento a internet. Lembrando que o roteador Wi-Fi não vai dividir velocidade entre os dispositivos conectados.
Possuo apenas 2 celulares, sinto minha internet lenta, mas quando ligo no suporte me informam que estou utilizando toda a minha velocidade, mais pode 1 celular usar toda a minha velocidade ? Sim pode, 1 celular variando de modelo pode ultrapassar 100Mbits de consumo. Os Smartphones mais atuais, assistindo o YouTube por exemplo, facilmente ele pode utilizar 5, 10, 15 ou mais do que 20Mbits. A qualidade dos aplicativos esta cada dia mais superior, necessitando de mais velocidade de internet.
Minha internet ficou lenta do nada, o que pode estar acontecendo ? Tem alguns casos, ao qual, esta tendo o uso da internet sem que mostre a você, por exemplo: atualizações do Windows, programas como antivirus, atualização de aplicativos do seu Smart Phone, baixa de vídeos ou fotos automaticamente no seu WhatsApp, entre outros
Meu vizinho pediu a senha do meu Wi-Fi, o que pode acontecer ? Bom dentre muitas situações que podem ocorrer as mais recorrentes são: seu vizinho ligar a sua Smart TV ou Tablet e assistir filmes no Netflix e ou YouTube e consumir toda a sua velocidade, seu vizinho estar com vírus e espalhar para seus dispositivos, seu vizinho dar a senha para outros vizinhos, seu vizinho mexer nas configurações do seu roteador e deixar você sem Internet, seu vizinho ligar um roteador puxando um cabo da sua residência e ligar errado e te deixar sem internet, ou até mesmo correr o risco de ter algum problema elétrico na casa do seu vizinho e vir para a sua casa... então repense antes de dividir Internet com seu vizinho.
Utilizo aparelhos de TV pela internet, mas minha conexão cai, é problema da minha internet? Aparelhos de TV por internet são serviços piratas, que não prestam um suporte adequado ao consumidor e muitas vezes, em determinados horários não suportas a quantidade de conexões.